Disciplinas
Discussão da Prática I
Módulo: 1
Carga horária: 30 horas
Supervisão de casos atendidos ou de situações vivenciadas pelos profissionais nas unidades de saúde.
Fundamentos da Psicologia da Saúde e Hospitalar
Módulo: 1
Carga horária: 45 horas
Problematização acerca do campo da psicologia da saúde X psicologia hospitalar: diferenças e semelhanças. Histórico e fundamentos da psicologia hospitalar. A instituição hospitalar e suas características. Avaliação e intervenção psicológica no hospital geral. Possibilidades de atuação em diferentes settings do hospital: ambulatório, enfermaria, pronto-socorro e UTI. Doença e família. Inserção em equipes interdisciplinares. Bioética.
Modalidades Teórico-Técnicas da Atuação em Saúde I
Módulo: 1
Carga horária: 15 horas
Integratividade. A AEDP (Accelerated Experiential Dynamic Psychotherapy). Teoria do Apego e implicações clínicas. Intersubjetividade e a regulação diádica. O processo experiencial e a ativação transformacional. Intervenções e técnicas – interpretativas, relacionais, de reestruturação, experienciais. A relação equipe de saúde / paciente / família.
Questões Socioantropológicas em Saúde
Módulo: 1
Carga horária: 30 horas
Articulação entre os saberes provenientes da biologia, da biomedicina, da psicologia, da sociologia e da antropologia. Os temas abordados estão divididos em torno de dois eixos principais: 1) Conceitos de pessoa, indivíduo, saúde/doença, normalidade/desvio do normal, vida/morte, sofrimento, reprodução e etapas da vida (infância, adolescência, idade adulta, menopausa, velhice); 2) Discussão dos processos de naturalização de determinadas identidades sociais, baseadas em idade, sexo, gênero e raça – e os modos pelos quais novas identidades e subjetividades se configuram a partir das conexões entre o biológico, o psicológico e o social.
Avaliação e Intervenção Psicológica no Contexto da Saúde com Adolescentes
Módulo: 2
Carga horária: 21 horas
Questões atuais da adolescência. O desenvolvimento do adolescente numa sociedade em mudança: perdas e ganhos. Conflitos familiares. Sexualidade e gravidez. A violência do adolescente x a violência contra o adolescente. O uso de drogas. Diferentes modalidades de atuação com adolescentes.
Avaliação e Intervenção Psicológica no Contexto da Saúde com Crianças
Módulo: 2
Carga horária: 30 horas
Caracterização da criança nos diversos momentos do seu desenvolvimento. Doença e saúde na infância. Repercussões emocionais da hospitalização. Bases teóricas do trabalho com crianças - técnicas de atendimento, a importância do lúdico, o acompanhamento dos familiares. Aspectos éticos. Questões contemporâneas. A criança gravemente doente e a morte. Trabalho interdisciplinar.
Discussão da Prática II
Módulo: 2
Carga horária: 40 horas
Supervisão de casos atendidos ou de situações vivenciadas pelos profissionais nas unidades de saúde.
Envelhecimento
Módulo: 2
Carga horária: 24 horas
Representações sociais e culturais do envelhecimento: terceira idade X velhice. Envelhecimento normal e patológico: as alterações fisiológicas e a sua relação com a identidade. Diferenças de gênero no idoso. Perdas, morte e luto. Depressão, transtornos ansiosos, alcoolismo e abuso de drogas. As demências: doença de Alzheimer, demência vascular, outras demências. A especificidade dos cuidados a idosos com transtornos mentais. Os diferentes modelos institucionais e políticas de assistência. A família e o cuidador. A qualidade de vida do idoso. O trabalho interdisciplinar.
Modalidades Teórico-Técnicas da Atuação em Saúde II
Módulo: 2
Carga horária: 45 horas
- Psicossomática Psicanalítica
Ementa: Histórico da psicossomática no século XX; Freud, neuroses atuais e conversões histéricas; alguns desdobramentos a partir da neurociência (corpo, mente, cérebro). Campo atual ampliado da psicossomática: Ivanise Fontes e a psicanálise do sensível, Bernard Golse e a clínica com bebês. Teoria psicossomática da Escola de Paris (Depressão essencial; Regressão psicossomática – Desorganização progressiva; Pensamento (vida) operatório; Mentalização e somatização: a função do pré-consciente; Neuroses de comportamento). Algumas críticas e questões quanto à teoria psicossomática de P. Marty: Joyce McDougall e Christophe Dejours e a questão do sentido. Donald Winnicott e o transtorno psicossomático (O psique-soma; A mente e sua relação com o psicossoma). Algumas convergências e divergências entre as teorias de psicossomática psicanalítica (O enfoque médico e a questão dos sintomas médicos inexplicados; Alexitimia; A relação médico-paciente e a contratransferência; O tema da empatia.) Questões clínicas: a função terapêutica nas afecções somáticas (O lugar do analista na clínica psicossomaticista; O cuidado na clínica das desorganizações somáticas: o lugar das regressões; Dor, sofrimento, angústia; Conduta e intervenções com o paciente somatizante: função estruturante, o olhar).
Ementa: Pressupostos filosóficos da Gestalt-terapia. Relação dialógica. Saúde e doença. Aqui-e-agora. Contato e disfunções do contato. Self do terapeuta.
- Terapia Cognitivo-Comportamental
Ementa: Modelos de saúde e doença. Fatores psicossociais e sua influencia no estado de saúde. A TCC na Psicologia da Saúde. A relação profissional de saúde-cliente. A saúde do profissional de saúde e a Síndrome do Burnout. O processo do stress e sua influência na saúde.
Políticas de Saúde no Brasil
Módulo: 2
Carga horária: 30 horas
A constituição do sistema de saúde no Brasil: do Brasil colônia ao Sistema Único de Saúde. A conferência de Alma-Ata e suas implicações na formulação das políticas de saúde. As propostas para ampliação do sistema de atenção básica em saúde. Programas de atenção básica. Problematizações.
Atuação com Grupos em Saúde
Módulo: 3
Carga horária: 30 horas
Apresentação da fundamentação teórica, dos métodos e das técnicas nas diversas abordagens do trabalho com grupos. O papel do psicólogo no manejo do grupo em instituição de saúde e o trabalho multidisciplinar. Especificidades no manejo dos grupos nas diversas clínicas e seus aspectos éticos.
Discussão da Prática III
Módulo: 3
Carga horária: 20 horas
Supervisão de casos atendidos ou de situações vivenciadas pelos profissionais nas unidades de saúde.
Monografia
Módulo: 3
Avaliação final dos trabalhos monográficos.
Psicopatologia e Psicofarmacologia
Módulo: 3
Carga horária: 30 horas
Discussão de aspectos relacionados ao diagnóstico e atendimento de pacientes no hospital geral ou em unidades de saúde que apresentam intercorrências psicopatológicas: quadros alucinatórios e /ou delirantes, tentativa de suicídio, depressão, transtornos somatoformes, transtornos alimentares, delirium, demência e agitação psicomotora. Transtorno do Estresse Pós-Traumático. Uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas. Psicofarmacologia. Interações medicamentosas.
Questões sobre a Morte e o Luto
Módulo: 3
Carga horária: 30 horas
Aspectos históricos e culturais da morte. Morte no processo do desenvolvimento humano. Os diferentes tipos de luto, recursos de enfrentamento e resiliência. Cuidados Paliativos. Questões éticas relacionadas aos cuidados finais da vida. Profissionais de saúde e a morte. Técnicas de intervenção.
Seminário de Pesquisa
Módulo: 3
Carga horária: 30 horas
Pesquisa qualitativa e quantitativa em saúde. Metodologia de Pesquisa. Discussão dos projetos de pesquisa para fins de elaboração da monografia.