Olá,
qual a sua dúvida?

PROGRAMA DE
CAPACITAÇÃO EM
CENOGRAFIA PUC-RIO 2025

O objetivo geral do programa é capacitar as alunas e os alunos a criarem e realizarem cenografias. O programa é estruturado em 9 cursos de curta duração que apresentam abordagens de temas específicos de diferentes áreas da cenografia. 
Em conjunto, estes temas tecem a complexa rede de dinâmicas, recursos e dispositivos da prática da cenografia na atualidade.

Diferenciais do Programa de Capacitação em Cenografia

Pioneiro na capacitação em Cenografia no país.

Aulas expositivas e práticas.

Realidade da prática de mercado em sala de aula.

Professores com mestrado, doutorado e ampla atuação no mercado.

Oportunidade de ampliação da sua network para além das fronteiras de sua cidade.

Certificação de capacitação ao cursar 5 cursos obrigatórios + 2 cursos de sua escolha.

Conteúdo contemporâneo e sempre atualizado.

Qualidade e excelência de ensino da Educação Continuada da PUC-Rio.

Certificação de capacitação individual para cada curso concluído.

Aulas on-line que podem ser assistidas de qualquer lugar no Brasil e Exterior.

Cada curso do programa tem uma duração específica e a abertura de novas turma ocorre anualmente. As aulas serão oferecidas ao vivo na plataforma ZOOM e as gravações serão disponibilizadas.

Cursos do Programa de Capacitação em Cenografia PUC-Rio 2025

Imagem
1

Cenografia: Materializar ideias
Início em 03/02/2025

Para materializar ideias é necessário conhecer os materiais. O primeiro passo é o entendimento de como se comporta a matéria, quais são as suas possibilidades e suas restrições. Além dos materiais, também é importante conhecer quem são os especialistas que atuam juntamente com o cenógrafo, como parceiros e fornecedores. No curso Cenografia: Materializar Ideias será desvendado o complexo universo dos materiais, estruturas, dispositivos e operações criativas que resultam na concepção de uma cenografia.
Imagem
2

Início em Março de 2025

As vitrines são palcos em miniatura onde é construída uma cena esteticamente atraente. Tanto as vitrines como todo o interior das lojas comunicam. Todos os detalhes importam e devem ser pensados de maneira individual e na força que adquirem em conjunto. O universo do VM se expande a cada dia em um espaço onde é possível e necessário explorar novas possibilidades que instiguem e acolham o público.
Imagem
3

Início em Abril de 2025

O curso tem como eixo principal o diálogo entre as concepções e gestos artísticos fundamentais da arte contemporânea e a potencialidade da cenografia na articulação de elementos como o corpo, o lugar e o tempo no espaço do palco. O chamado campo expandido da arte e seus desdobramentos serão delineados na proposição de arte situada, de contingência e de performatividade dos espaços. Será proposta a investigação dos aspectos fundamentais do campo das artes visuais, conceitos e agências criativas dos artistas contemporâneos para expandir o desenvolvimento de processos criativos de projetos de cenografia.
Imagem
4

Cenografia: Efemeridade e Sustentabilidade
Início em Maio de 2025

Neste momento de transição, um caminho que se aponta como coerente diante do iminente colapso ecológico do planeta é o estreitamento da relação ser humano-natureza. É necessário promover “descontinuidades sistêmicas” locais e estas serão resultado de uma reestruturação individual e coletiva em todas as camadas das cadeias produtivas contemporâneas. Estamos em um momento de transição ecológica favorável para a elaboração de paradigmas desestagnantes e estimulantes rumo a novos desenhos de futuro para as atividades produtivas da sociedade.
Imagem
5

Cenografia: O Espaço do Acontecimento
Início em Junho de 2025

O curso se apresenta como uma oportunidade de ampliar e exercer os conhecimentos acerca das articulação espaço-corpo-tecnologia com liberdade e versatilidade para experimentação criativa. O curso tem como foco o contexto atual das práticas expandidas da cenografia, em espaços que transbordam o palco como eventos, exposições e estandes. Para a introdução do processo criativo nestas práticas expandidas, é abordada a interação do corpo no espaço através do desenho de eventos compostos por circuitos expositivos e estandes, que se destinam a informar e entreter através de experiências.
Imagem
6

Cenografia: O Espaço no Audiovisual
Início em Julho de 2025

O universo multifacetado da criação e produção de cenografia para TV, Cinema e Streaming é conformado por operações criativas e técnicas específicas, constituindo importante recurso na construção da obra audiovisual. Situada em estúdios ou em locações, a cenografia concebida para o audiovisual tem como desafio maior, a virtualidade de seu público.
Imagem
7

Cenografia: Gestão e Produção
Início em Setembro de 2025

Para realizar uma cenografia é necessário saber produzi-la. A cenografia é uma atividade que está sempre em sintonia com a sua contemporaneidade e abriga uma alta dose de experimentação. Para ampliar as possibilidades de realização de cenografias é necessário conhecer todas as etapas que vão desde a idealização do projeto até a desmontagem. Cada etapa da cadência produtiva da cenografia tem processos e mecanismos específicos. Conhecer os materiais, os fornecedores e quais as operações possíveis para o cumprimento dos prazos estabelecidos com qualidade e dentro do orçamento previsto são bases estruturais tanto para a concepção como para a realização de uma cenografia.
Imagem
8

Cenografia: Desenho de Atmosferas
Início em Outubro de 2025

O espaço é composto por uma complexa rede de elementos em uma dinâmica ativa e interativa com o corpo em movimento. O entendimento do sistema perceptivo e os principais recursos para composição de experiências espaciais é fundamental para a criação de cenografias na contemporaneidade. A criação de espaços é o produto resultante de uma gradual construção de um sistema perceptivo sensível do agente criativo. A sensibilização da percepção é impulsionada pelo aprofundamento do conhecimento acerca dos sentidos e suas interações com os estímulos externos a partir dos materiais, as cores, a luz e o som.
Imagem
9

Cenografia: O Espaço Digital
Início em Novembro de 2025

Existe uma estética em formação no mundo e esse movimento é cada vez mais acelerado pelas inovações tecnológicas. A cenografia é uma atividade criativa e se constitui como uma artesania contemporânea que está sempre em sintonia com a sua contemporaneidade. Atualizar o olhar e sensibilizar a percepção acerca de como articular os recursos e os dispositivos no contexto atual é um movimento fundamental para o entendimento de como a experiência estética contemporânea se torna fundante de novas linguagens.
João da Silva
Conheça a Mentora Suzane QueirozSou Doutoranda em Arquitetura pelo PROARQ da UFRJ desde 2020, Mestre em Design pela PUC-Rio em 2019, Arquiteta formada pela UFRJ em 1996. Atuo como Arquiteta e Cenógrafa há 26 anos, no Rio de Janeiro em diversas regiões do Brasil e exterior. Desenvolvo projetos multidisciplinares para a realização de cenários com uma ampla área de atuação: Teatro, Shows,
Estandes, Exposições, Estúdios, Desfiles, Eventos corporativos e culturais. Meu trabalho obteve reconhecimento em premiações nacionais, como o Prêmio IDEA Brazil, Prêmio Caio, Prêmio Colunistas e Prêmio IATEC. Em 2019 fui indicada e eleita Melhor Cenógrafa pelo Prêmio IATEC. Atualmente sou Mentora e Coordenadora do Programa de Capacitação e do Curso de Pós-Graduação em Cenografia pelo DAU no programa de extensão continuada CCE PUC-Rio.

Para saber mais visite: suzanequeiroz.com

Saiba mais sobre o Programa de Capacitação em Cenografia da PUC-Rio

Qual ou quais cursos você mais se interessou? Escreva sua dúvida.