Curso de Extensão

TRAJETÓRIAS JUDAICAS
Idealizado pelo Museu de Arte do Rio/MAR, organizado com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e viabilizado a partir de financiamento público e privado.

Informações Básicas

Inscrições até: 
03/09/2024
m
Período de aulas: 
28/08/2024 a 18/12/2024
Quartas-feiras, das 15h às 18h
Curso Presencial
Local: MAR (Praça Mauá, 5 - Saúde, Rio de Janeiro - RJ)
Coordenação:
Sonia Kramer
Eliane Pszczol
Fique atento!
Para a entrada nas instalações será necessário apresentar documento oficial.

Observações importantes

O curso é ministrado pelo Corpo Docente do Curso de Estudos Judaicos da PUC-Rio e professores convidados.
O curso é destinado a professoras e professores de redes públicas. Tem como objetivo favorecer o acesso e o conhecimento de temas referentes aos Estudos Judaicos em uma perspectiva cultural.
O curso funcionará nas instalações do MAR e será necessária a apresentação de documento de identificação oficial para entrada nas instalações.
Os alunos selecionados serão informados por e-mail sobre sua seleção e terão suas matrículas realizadas pela PUC-Rio.
O processo seletivo consiste em inscrição e entrega do currículo Vitae. Você poderá acompanhar o status da sua inscrição e seleção pelo portal do CANDIDATO no site www.cce.puc-rio.br

Serão 15 encontros com a duração de 3 horas cada um, conforme cronograma que será disponibilizado.
  • Saiba mais sobre o curso aqui!

    O Curso Trajetórias Judaicas é uma iniciativa de diversos atores. Idealizado pelo Museu de Arte do Rio (MAR), organizado com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e viabilizado a partir de financiamento público e privado, o curso tem como objetivo a formação de professores das redes públicas e privadas, visando contribuir para o conhecimento e o encontro entre culturas e religiões que marcam a história da cidade do Rio de Janeiro.

    Interinstitucional e interdisciplinar, o projeto reúne a Direção Cultural do MAR e suas gerências, o Departamento de Educação da PUC-Rio e professores de diversos departamentos que compõem o corpo docente do Curso de Pós-Graduação em Estudos Judaicos da PUC-Rio, além de convidados e colaboradores.

    Pensar as trajetórias judaicas envolve história, tradição e língua. Do ponto de vista religioso, há judeus ortodoxos, conservadores e reformistas, e cada uma dessas correntes tem formas diversas de compreender e expressar o judaísmo. E há judeus ateus. Do ponto de vista histórico, há judeus asquenazitas, procedentes do Leste Europeu e da Europa Central, e judeus sefarditas, que vieram da Península Ibérica, África e Ásia. Do ponto de vista político, há judeus com diferentes posições, histórias de migração e de perseguição em seus países de origem. Nesses deslocamentos, houve encontro de muitas línguas: a língua portuguesa do Brasil que os acolheu, a língua nacional do país de origem, o iídiche, o ladino e o hebraico, cuja presença e riqueza se expressam na música, na literatura e nos textos religiosos. Essas trajetórias estão no foco do curso.

    "Estabelecer uma relação crítica com a tradição." Assim, o filósofo Walter Benjamin se refere ao papel do intelectual de pensar a realidade, a história e o cotidiano. Contar a experiência, rememorar para que a educação atue contra a barbárie. O curso se baseia nesta visão, se posiciona contra qualquer tipo de preconceito e valoriza o diálogo com todas as culturas e religiões.

    O diálogo inter-religioso é uma resposta ao preconceito religioso, que continua forte no mundo atual. A formação de professores é uma ação concreta nesse contexto. O MAR, a PUC-Rio e professores das escolas públicas e privadas assumem aqui sua responsabilidade, sabendo que a conquista da qualidade na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior exige reconhecer, aceitar e respeitar. Este é o compromisso do curso: lidar com a singularidade e a pluralidade que nos caracterizam e desenvolver as aulas com perguntas, estudos de textos, debates e momentos de experiência cultural com a literatura, a música e as artes visuais, de modo a pensar o mundo e as nossas práticas educacionais.

    Realizado por instituições que lidam com memória, arte, cultura, pesquisa, ensino e extensão — MAR e PUC-Rio — e por professores que atuam em escolas públicas e privadas, o curso espera, ao longo de sua trajetória, criar um ambiente de pergunta e discussão que favoreça a abertura para percursos criativos nos espaços da sala de aula.
  • Programação

    1. Apresentação do Programa e da turma - 28/08/24
    Música: Ricardo Szpilman e Rancho Praça Onze Klezmer Carioca

    2. Judeus no Brasil Império (Monique Sochaczewski Goldfeld) - 04/09/24

    3. Da praça à praia: os judeus no Brasil e no Rio de Janeiro (Flávio Limoncic) - 11/09/24

    4. Ética, arte e criação (Paulo Herkenhoff) e Visita ao MAR - 18/09/24

    5. A pluralidade das línguas e culturas judaicas (Sonia Kramer) - 25/09/24

    6. Educação em comunidade e suas práticas na escola (Julia Baumann Campos) - 09/10/24

    7. Filosofia e judaísmo: crítica e renovação da tradição (Marcos Gleizer) - 16/10/24

    8. Preservação da memória, educação e museus (Cristina Carvalho) e Apresentação Musical - 23/10/24

    9. Judaísmo, identidade e religiosidade: tradição e renovação (Ezequiel Pessaj) - 30/10/24

    10. Judeus e relações internacionais: questões e tensões (Monica Herz) - 06/11/24

    11. Narrativa, memória e escrita (Rosana Bines, Renato Lessa) - 13/11/24

    12. Narrativa, memória e escrita (Rosana Bines) - 27/11/24

    13. Diálogo inter-religioso: desafios e possibilidades práticas (Sonia Kramer) - 04/12/24

    14. Refugiados do nazismo no Brasil (Fábio Koifman e Israel Beloch - Casa Stefan Zweig) - 11/12/24

    15. Avaliação do Curso - 18/12/24
    Grupo Musical Viver com Yiddish: (Aline Silveira, Bruno Rian, Davi Nascimento, Guido Tornagui, Thaís Goulart)

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